O escritor e jornalista brasileiro, natural de Franca (SP), Bruno Piola publicou neste mês o seu segundo livro e seu primeiro em inglês. A obra se chama “Algy – The Privileged Life of Titanic Survivor Algernon Barkworth” (Algy – A Vida Privilegiada do Sobrevivente do Titanic Algernon Barkworth, em tradução livre). Trata-se de uma biografia de Algernon Barkworth, que era conhecido por sua família e amigos como Algy.
No livro, Piola conta a vida completa de Algernon, desde seu nascimento em uma família próspera na Inglaterra, passando pela sua história de sobrevivência no Titanic e terminando com a sua morte em 1945. Também são abordados a trajetória de Algernon como juiz de paz e até sua vida íntima.
Barkworth era gay e teve casos confirmados com outros homens. Para isso, o autor fez uso de diversas ferramentas de pesquisa, como entrevistas com descendentes de Algernon e de pessoas que o conheceram, buscas nos jornais da época e acesso a pesquisas inéditas de estudiosos ingleses.
Algernon teve uma vida interessantíssima, e a sua viagem no Titanic foi apenas mais um capítulo dela. Como tinha muito material à disposição, achei que escrever a sua história em livro seria a forma ideal para contar toda a sua trajetória, explicou Bruno, acrescentando que escreveu o livro em inglês para aumentar o seu alcance, permitindo que as comunidades do Titanic nos Estados Unidos e Inglaterra possam lê-lo também.
Piola é funcionário público em Franca e, desde 2017, participa da Sociedade Histórica Brasileira do Titanic, um grupo que se dedica a pesquisar o naufrágio. Foi nesse ano em que o autor começou a escrever seu primeiro livro, Faces do Titanic. A obra, escrita em português, foi lançada em 2020 e aborda biografias de diversos passageiros e tripulantes, além de revelar pela primeira vez as conexões do navio com o Brasil, o livro também pode ser comprado pela Amazon.